sexta-feira, 5 de junho de 2009

24 - Navegação

Soluções técnicas, como a construção de uma barragem com eclusa, tornarão viável a navegação até um porto situado próximo a São Sebastião do Caí e à RS-122

As restrições de Lendro Ely quanto à viabilidade da navegação comercial no rio Caí se baseiam no fato do rio ser muito estreito. Assim, mesmo com a construção de uma barragem, só barcos de pequeno porte poderiam navegar pelo rio. Talvez ele tenha razão. Este assunto precisa ser estudado por especialistas. Um porto no rio Caí pode ser viável - admite Ely - mas somente na altura de Montenegro ou mesmo abaixo disto. É claro que um porto situado abaixo de Montenegro também seria útil para o Cluster Agroindustrial do Vale do Caí.
Esta localização poderia ser apropriada, inclusive, para a Masisa e outras grandes indústrias que estão se instalando junto à rodovia Tabaí-Canoas. Leandro Ely considera que a melhor opção para o transporte das cargas do cluster até Rio Grande seria a ferrovia, que já existe até as proximidades de Montenegro. Segundo ele, havendo demanda garantida, haverá interesse de uma empresa de transporte ferroviário em estender às necessidades das empresas da região do Vale do Cai. O que dispensaria, inclusive, a captação de recursos junto ao Governo Federal.

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