quarta-feira, 2 de março de 2011

230- Agora vai

Walmor Sicorra já coordenou a implantação de mais de 800 aviários e pocilgas. E todos tiveram êxito
Walmor Sicorra foi secretário da agricultura de Tupandi por muitos anos, é técnico agrícola e proprietário de uma empresa de agropecuária. Pode se dizer que é a pessoa que mais entende de aviários e pocilgas na região (talvez no país ou no mundo).
Ele já orientou a implantação de mais de 800 aviários no Vale do Caí (500 só em Tupandi). E todos eles deram certo. Até hoje, nenhum deles fechou. Ao contrário do que acontece com estabelecimentos comerciais e industriais, que a maioria fecha em poucos anos, os aviários e pocilgas são negócios extremamente viáveis e seguros.
Por outro lado, os aviários e pocilgas dão extraordinário retorno para as prefeituras. O que permite que elas ofereçam muitos benefícios para a população. Tanto que os municípios que têm melhor atendimento à saúde e educação são os que baseiam a sua economia na produção de aves e suínos, como São Vendelino, Linha Nova, Harmonia e São José do Sul. Enquanto isso, municípios que baseiam seu sustento na produção industrial e no comércio, como o Caí e Montenegro, disputam os últimos lugares na qualidade desses serviços. E o seu povo sofre com isso.
Walmor foi contratado, pela prefeitura de São Sebastião do Caí, para atuar como consultor . Mas, como ele é uma pessoa extremamente prática (além de experiente), sua tarefa será de identificar possíveis produtores e ajudá-los em tudo, resolvendo problemas de documentação, financiamento, apoio de máquinas da prefeitura e tudo mais que é necessário até que os aviários estejam produzindo. 
Sua meta é resolver a implantação de dois aviários por mês, até o final do ano. Nos próximos anos metas mais ambiciosas serão buscadas e, com isso, o Caí está dando um passo importante para o seu desenvolvimento e o bem estar do seu povo. Sem descuidar do apoio ao comércio, serviços e indústria, que são importantes na geração de empregos, o município estará plantando hoje um futuro melhor para a sua população. Além de melhorar a vida das famílias do interior que aderirem o projeto (como aconteceu efetivamente nos demais municípios), a formidável receita que os aviários proporcionam à prefeitura permitirá que a população urbana também seja beneficiada.
Para se ter uma idéia, os 20 aviários e pocilgas que deverão ser implantados neste ano dão a mesma receita para a prefeitura que uma fábrica com 1.000 funcionários. Só com o cumprimento da meta inicial, de dois aviários novos por mês, a prefeitura estaria ganhando a receita de uma empresa como a Conservas Oderich. Se no ano que vem a meta for aumentada para quatro aviários ao mês, o prefeito Darci já terá garantido uma formidável mudança na economia caiense. Seria como se ele atraísse três fábricas com o porte da Oderich.
E com uma diferença fundamental: com três novas fábricas com o porte da Oderich muita gente teria de vir morar no Caí, aumentando as despesas da prefeitura com a saúde, educação e outros serviços. Os aviários vão utilizar apenas a mão de obra das famílias do interior, que já moram no município.
O tempo irá dizer, mas é provável que a contratação de Sicorrra seja a medida do atual governo que maiores benefícios irá trazer para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário