domingo, 24 de maio de 2009

6 - O cluster já existe

A Doux, de Montenegro, é uma das maiores exportadoras de carnes e derivados do país

O projeto de criação do Cluster Agroindustrial do Vale do Caí pretende dar um novo impulso para o desenvolvimento da região impulsionando a produção de alimentos, que já está consolidada como a grande vocação do Vale.
O progresso obtido até aqui, ocorreu em decorrência de várias iniciativas isoladas. Destacam-se entre estas, a do Irmão Inácio John, ao criar o aviário do Seminário Santo Inácio; dos fundadores da Frangosul, que conseguiram criar uma grande empresa exportadora de carne de frango; do prefeito Hilário Junges, ao realizar um arrojado programa de incentivo à produção no municipio de Tupandi.
Partimos da idéia de que o progresso poderá ser muito maior se os agentes econômicos do Vale do Cai passarem a atuar de forma coordenada, unindo seus esforços na busca de certos objetivos.
Exemplo disto seria a implantação de um ou mais portos no rio Cai. Com isto, os containers contendo produtos das empresas locais chegariam ao superporto de Rio Grande (um dos melhores da América do Sul) com custos de transporte bem menores.
E este seria apenas um dos projetos que poderão ser implementados através da criação do Cluster Agropecuário de Alimentos do Vale do Caí .

Nenhum comentário:

Postar um comentário