segunda-feira, 5 de julho de 2010

178 - Um grande futuro para Capela de Santana

O rio Caí faz a divisa entre Capela e Montenegro e banha grandes extensões de terras capelenses, inclusive áreas apropriadas para a implantação de indústrias (na foto o Morro da Mariazinha, que fica no município de Capela de Santana, visto do rio)
Outra grande potencial do rio Caí está no turismo. Clique uma vez sobre a foto (e depois clique mais uma vez) para ver a maravilha como é maravilhoso o cenário das áreas de beira rio.

Ao contrário de municípios como o Caí e Portão, que têm as margens de suas rodovias bastante ocupadas, Capela dispõe de grandes áreas disponíveis para a implantação de indústrias. E terá mais ainda, com a contrução da rodovia Transaçoriana.
Além disto, Capela conta com o rio Caí, que ainda não é aproveitado,, mas representa uma grande riqueza para o município. Muitas indústrias poderão se localizar próximas ao rio, aproveitando a facilidade de transporte até o porto de Rio Grande (que se prepara para ser o mais importante do Mercosul).
Quem está muito atento a essas possibilidades é o vereador capelense Libório Flores. Ele acompanha com atenção os estudos do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí. Libório vê a criação de aves e suínos, juntamente com a de peixes, como grandes oportunidades para o município. E as possibilidades são ainda maiores se houver a implantação de frigoríficos dedicados ao beneficiamento de carnes de aves, suínos e peixes. Libório imagina, inclusive, que esses frigoríficos devam se instalar junto ao rio, pela vantagem do baixo custo do frete na navegação. Containers contendo carne de frango, suíno ou peixe chegarão ao porto de rio grande com rapidez e custo de frete muito reduzido.
Olhando para o futuro, Libório acredita num grande futuro para o seu município, que tem ainda a vantagem de dispor de muita mão de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário