sábado, 3 de julho de 2010

172 - Ferroeste já dá resultado

A Ferroeste já favorece a economia do oeste paranaense, apesar dela terminar em Guarapuava (foto), uma cidade interiorana

A Ferroeste é uma empresa estatal criada pelo governo do Paraná para operar linhas ferroviárias já existentes que apresentavam baixa produtividade. O sucesso da nova empresa levou os estados vizinhos (Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) a se interessarem numa associação para criar uma grande rede de ferrovias destinada principalmente ao transporte de cargas entre o interior desses estados e os portos litorâneos.
No Paraná, a Ferroeste já é um sucesso. O objetivo dos quatro governos estaduais associados é criar agora a Ferrosul, construindo novas linhas e integrando as redes ferroviárias dos quatro estados.
"Em junho, a Coamo, maior cooperativa da América Latina, respondeu por 30% do faturamento da Ferroeste, empresa ferroviária pública do Estado do Paraná, informou neste sábado (3), em Campo Mourão (PR), o presidente da ferrovia, Samuel Gomes. Este é o resultado do uso das linhas da Ferroeste para transportar soja da região de Cascavel para Guarapuava, onde a Coamo tem instalada uma fábrica de óleo.
Em contrapartida, a Coamo teve uma economia no preço do frete superior a 30% em relação ao modal rodoviário, informa Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa. O frete chega, em alguns casos, a ser 40% menor que o do caminhão. ¨O custo do transporte pela Ferroeste é vantajoso em relação ao caminhão¨, constata o dirigente. ¨Já é possível ter uma noção do que essa parceria com a Ferroeste gera em economia para o produtor e, na medida em que for ampliada, com a modernização da estrutura da Ferroeste, será ainda mais vantajosa¨, salienta o dirigente.
A Ferroeste está em processo de modernização de sua frota de locomotivas e também adquirindo 500 novos vagões. As novas locomotivas de 3.000 HP substituirão as atuais de 1.600 HP, herdadas da empresa privada que operava a linha antes da sua retomada pelo Estado, fabricadas na década de 50 e tecnologicamente defasadas. ¨Além disso, com a chegada de 500 novos vagões, cuja aquisição depende apenas de autorização do governo, nossa performance será bem superior e também nossa lucratividade¨, garante Gomes.
As novas locomotivas formarão trens maiores, aumentando a produção, e reduzirão o consumo de diesel em mais de 40%, gerando uma economia para a Ferroeste de mais de R$ 3 milhões por ano. Os gastos com manutenção também serão drasticamente reduzidos com a modernização da frota, trazendo a Empresa ao ponto de equilíbrio, mesmo na atual situação, em que o projeto construtivo da Ferroeste está incompleto. ¨A Ferroeste não foi planejada para ter apenas 248 km, como se encontra hoje. É preciso avançar na construção dos trechos projetados. Para isso, esperamos que os recursos que captamos junto ao governo federal sejam rapidamente liberados para o Departamento de Engenharia do Exército iniciar os trabalhos programados desde o ano passado¨, manifestou Gomes.
Em relação ao transporte ferroviário, o presidente da Coamo disse que a consolidação da Ferroeste ¨será a solução de um problema no Paraná, que é o transporte via caminhão, o transporte mais caro que existe no mundo¨. Para o presidente da cooperativa, o governo do Estado deve ¨abrir o olho¨ e ¨ investir mais em ferrovias¨. Gallassini disse que transportar a produção pela ferrovia diretamente ao Porto de Paranaguá ¨é um grande sonho¨.
O presidente da Ferroeste afirmou em Campo Mourão que o frete vantajoso praticado para a Coamo tem sido possível porque se trata de uma operação completamente controlada pela Ferroeste, uma vez que o transporte é totalmente feito nas linhas da empresa paranaense, entre Cascavel e Guarapuava. ¨O contrato com a Coamo prova que a Ferroeste é eficiente. Também é uma demonstração irrefutável dos benefícios que a Ferrosul trará para todos os produtores quando os seus três mil km de linhas projetadas para integrar os quatro estados do Codesul, com os seus portos, e os países vizinhos forem construídas e entrarem em operação. Os benefícios que a Ferroeste está proporcionando à Coamo hoje, a Ferrosul proporcionará a todos os produtores desta vasta região do Cone Sul da América¨, enfatizou o presidente da Ferroeste. A Ferrosul é uma empresa ferroviária pública que está sendo criada pelos quatro Estados do Codesul a partir da Ferroeste."
A Ferroeste, por enquanto, estende-se apenas pelo interior paranaense (vai de Guarapuava e Cascavel). Mesmo assim é rentável e traz grande benefício para o desenvolvimento da região. Imagine quando ela se estender até o porto de Paranaguá. E, mais ainda, quando ela se transformar na Ferrosul e percorrer o interior do Rio Grande, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ligando estas regiões produtoras aos principais portos marítimos do sul do país.

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