domingo, 4 de julho de 2010

173 - O super porto de Rio Grande

Os navios maiores, que só atracam em grandes portos, como o de Rio Grande, são mais modernos e preparados, por exemplo, para o transporte de cargas refrigeradas

Uma das maiores vantagens do Vale do Caí é estar situado próximo do porto de Rio Grande. Porto de maior calado do Mercosul (região meridional da América do Sul). Pelo seu excelente calado (que pode ainda ser ampliado), ele pode se tornar o principal porto movimentador de cargas do Brasil, Argentina e Paraguai. A construção da Ferrosul, que vai ligar o porto ao noroeste gaúcho e oeste de Santa Catarina e Paraná, além do Paraguai e Mato Grosso do Sul, vai potencializar o uso do porto. E ramais ferroviários poderão ser estendidos até o norte da Argentina.
A vantagem de um porto de porte é a capacidade de receber grandes navios, capazes de transportar, por exemplo, mais de 10.000 containers numa viagem. Isso diminui muito o custo do transporte marítimo. Além disso, os grandes navios, que aportam somente em portos grandes, são também os mais modernos, dotados de melhores caracteristicas, como a capacidade de transportar cargas refrigeradas. Uma vantagem especialmente útil para o Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí.
O fato do Vale do Caí estar ligado ao porto de Rio Grande por via fluvial (ao longo do rio Caí, delta do Guaíba, Lagoa dos Patos e Canal do Norte. Adequar o rio Caí à navegação é tarefa extremamente fácil, bastando para isso remover um único gargalo: a ponte ferroviária existente nas imediações do Polo Petroquímico e da cidade de Canoas. Ela precisa ser adaptada para permitir a passagem de grandes embarcações. Obra de custo relativamente baixo, tendo em vista as enormes vantagens da sua execução.

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