O núcleo universitário da UCS já desenvolve pesquisas científicas visando aumentar a produtividade e competitividade da produção no Vale do CaíO Núcleo Universitário da UCS Vale do Caí está se desenvolvendo como Polo Tecnológico. Já estão sendo iniciadas pesquisas nas áreas de cerâmica vermelha, citricultura e floricultura, que são importantes vocações da região.
No futuro o Polo poderá se direcionar, também, para a tecnologia de produção de alimentos, que é a maior vocação do Vale. Juntamente com a escola técnica, que o SENAI está para implantar no Caí, o polo poderá dar extraordinária contribuição para o crescimento da indústria de alimentos na região.
Um exemplo: não seria viável que a Conservas Oderich produzisse uma linha diversificada de salsichas, com diversos temperos e utilizando diversos tipos de carnes (principalmente a de frango)? A universidade poderia pesquisar este assunto - juntamente com a indústria - e oferecer a ela novas opções de produtos. Inclusive uma linha com maior valor adicionado.
A UCS deve ser incentivada a implantar, no seu núcleo regional, um curso de Engenharia de Alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário