sábado, 5 de maio de 2012

316 - Coopermonte voltará à atividade

Em 2009, a cooperativa montenegrina havia suspendido as suas atividades
No setor rural do Vale do Caí, o tipo de propriedade que predomina é o minifúndio. Uma situação favorável para a produção de leite. Muito próxima de grandes centros consumidores, o Vale tem tudo para se dar bem nesta atividade, como já acontece atualmente com a Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis. A boa notícia é que a tradicional Coopermonte, de Montenegro, que havia encerrado suas atividades há três anos, está para votar à atividade. Mais um reforço para o Cluster Agroindustrial do Vale do Cai.
Assim informou o Fato Novo:

Fechada desde 2009, a Cooperativa Mista de Leite e Derivados de Montenegro - a Coopermonte, poderá reabrir em questão de 30 ou 60 dias. A informação é da presidente da cooperativa, Sirlei Francisco, lembrando que já foi realizada uma assembleia com produtores, no último dia 16 de abril, na própria Coopermonte. Na ocasião, foi informado sobre a possibilidade de parceria com outra empresa do ramo de laticínios, que não teve o seu nome divulgado.

A Coopermonte funcionou por cerca de 18 anos, estando sediada na rua Bruno de Andrade do bairro Timbaúva, entre o Presídio (albergue) e a creche do Lar do Menor. Sirlei diz que os equipamentos estão em boas condições e a retomada da produção depende apenas da contratação de pessoal. Atualmente o leite dos produtores da região estaria sendo levado para Paverama e antes era para Nova Petrópolis. 

A presidente acredita que cerca de 115 mil litros por dia podem ser fornecidos para a Coopermonte voltar a produzir o Leite Ibiá, além de creme de leite e bebida láctea. “Em breve estaremos reabrindo”, aposta Sirlei, citando que as dívidas estão sendo sanadas.

Reunião na Câmara
Um encontro para discutir a reabertura da Coopermonte deverá ocorrer na próxima quinta-feira, dia 10, na Câmara de Vereadores. O pedido para a reunião foi aprovado na sessão de quinta-feira passada, através do requerimento do vereador Marcos Gehlen, o Tuco (PT). 

O presidente do legislativo diz que o encontro deverá ter a participação de representantes da Prefeitura e da cooperativa. A expectativa, conforme Sirlei, é de que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores possam apoiar a reabertura da Cooperativa através de incentivos, já que se trata de uma grande empresa e que também fomenta a produção agrícola no setor da bacia leiteira
.


Saiba porque a cooperativa esteve paralizada:


http://www.fatonovo.com.br/ler.php?id=1749

Nenhum comentário:

Postar um comentário