Integração de ferrovia e hidrovia no porto do rio Fraser, no Canadá
Montenegro tem condições extraordinárias para formar uma estrutura integrada de logística que una os modais rodoviário, ferroviário, aéro e hidroviário. Situado perto de Porto Alegre, Caxias e outras cidades de grande importância econômica, o município conta com amplos espaços para a implantação de indústrias e centros de distribuição. Com a integração, num mesmo local, dos quatro principais modais, estará se formando o Polo Intermodal de Montenegro.
O rio Caí é perfeitamente navegável até o local, estabelecendo contato fácil com o superporto de Rio Grande. A rodovia Tabaí-Canoas e a ferrovia (que deverá transformar-se em Ferrosul) passam perto do rio e não falta espaço para a ampliação da pista de pouso já existente no aeroclube. Ou a construção de um novo aeroporto destinado à movimentação de cargas.
Seria importante reservar, no Plano Diretor do Município, uma grande área para a implantação dessa fantástica estrutura inter-modal (hidro-rodo-ferro-aeroviário) com condições de fácil conexão entre cada um dos seus componentes. E tudo próximo das áreas destinadas às indústrias.
Feito isso, Montenegro aumentaria tremendamente a sua relevância econômica - que já é grande -tornando-se um ponto de conexão econômica com importância mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário