Conforme notícia publicada pelo Jornal de Santa Catarina, o complexo portuário integrado de Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, passou a ser o segundo do Brasil em movimentação de containers. Os dois portos situados nas cidades vizinhas (Itajaí e Navegantes) praticamente duplicaram o movimento em TEU (o equivalente a um container de 20 pés) nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com igual período do ano passado.
No ano passado, segundo o ranking de movimentação de containers nos portos, Itajaí havia ficado em quarto lugar no Brasil. Atrás de Santos, Paranaguá e Rio Grande. Para isso, em 2009, os dois portos catarinenses movimentaram 600.522 TEU.
É impressionante verificar que um dos portos marítimos de Santa Catarina movimente mais containers do que o único porto gaúcho. O Rio Grande do Sul, com seu superporto, com a Lagoa dos Patos e seus cinco rios contribuintes, tem condições muito melhores do que Santa Catarina para aproveitar o seu porto. O que falta é planejamento, investimento, visão estratégica desenvolvimentista. Está na hora do estado aproveitar o seu grande potencial e aumentar as suas exportações. O Vale do Caí até que está fazendo a sua parte. Suas exportações ficam muito acima da média estadual. Nada, a não ser a incompetência dos governos e a falta de capacidade de mobilização da própria região, explica este tremendo desperdício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário