A ferrovia, que deverá passar pelo Vale do Caí, ligará o porto de Rio Grande ao oeste do estado, seguindo por Santa Catarina e Paraná até São Paulo e Mato Grosso do Sul
Conforme anunciado, a estatal chinesa CRCC (China Railway Construction Corporation Limited) que foi autorizada pelo Ministério das Ferrovias a participar de projetos no Brasil, estudou os planos de construção da Ferrosul e mostrou grande interesse em participar do projeto.
A companhia também disputa o direito de construir o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo e participará da licitação da Ferrovia Leste-Oeste na Bahia, projeto de responsabilidade da Valec, empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes, e sócia minoritária da Ferroeste.
Para Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, a aproximação com a China é uma grande oportunidade de negócios e desenvolvimento na área tecnológica de construção e operação de ferrovias sob controle público, voltado ao interesse geral da sociedade.
Segundo ele, a idéia é realizar uma parceria no setor de engenharia e de operação ferroviária. “O Paraná reafirmou na reunião sua decisão de, na construção das obras da Ferrosul, reconstituir a sua parceria com o Exército Brasileiro, que foi exitosa na construção do primeiro trecho da Ferroeste”, destaca."
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