O Vale do Caí brilhou na festa de entrega do Prêmio Exportação RS de 2010. E conseguiu isso graças ao desempenho das empresas do seu Cluster Agroindustrial de Alimentos. Das 30 empresas premiadas, 3 foram do Vale do Caí: a Agrogen, a Oderich e a Frangosul.
Ter 10% das empresas premiadas é muito, considerando-se que o Vale do Caí tem apenas 1,6 % da população do estado.
Isto quer dizer que o Vale do Caí é uma verdadeira potência econômica do estado. E o fato de que as três empresas da região que receberam o prêmio serem do setor de alimentos confirma a constatação de que esse é o setor mais importante e dinâmico do Vale.
Por isso se fala do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí.
E a importância do Cluster é ainda maior se considerarmos de que, além das grandes empresas premiadas, ele inclui também mais de mil aviários e pocilgas que são o sustentáculo de municípios como Tupandi, Pareci Novo, Harmonia, São José do Sul e outros. Justamente aqueles que mais progrediram na região nos últimos anos.
Como se tem constatado, a produção primária (dos aviários e pocilgas) é o que mais impulsiona o progresso da região. Mais ainda que as grandes empresas, como as que receberam o Prêmio Exportação RS. Graças a isso, o progresso produzido pelo Cluster tem a vantagem de distribuir os seus efeitos positivos por toda a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário