quarta-feira, 23 de junho de 2010

166 - Rio Grande do Sul adere à Ferrosul

A governadora Yeda Crusius oficializa a participação do estado no projeto da Ferrosul

Notícia divulgada pela Rádio Caxias, no último dia 21, informa que está se encaminhando bem o projeto da Ferrosul:

"A governadora Yeda Crusius encaminhou à Assembleia Legislativa na semana passada o projeto de lei que autoriza o Rio Grande do Sul a efetivar participação acionária na Ferrovia da Integração do Sul. O projeto solicita autorização para efetivar a participação do Estado em sociedade de economia mista interestadual de prestação de serviços de transporte ferroviário.

A Ferrosul vai ser constituída em conjunto com Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina - estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - sob a forma de sociedade anônima. O deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), que presidiu na Assembleia gaúcha a Comissão de Representação Externa para Criação da Ferrosul, explica que a empresa vai ter como base física a linha existente da Ferroeste, empresa pública do Paraná, e os novos trechos vão ligar os quatro estados.

O deputado destaca que falta apenas o Rio Grande do Sul votar a legislação que vai aprovar o financiamento de R$ 25 milhões de cada estado para a montagem do traçado da ferrovia, e outra que cria a Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul, órgão que vai ser responsável pela criação de projetos estruturais de desenvolvimento econômico, político e social, além de conduzir medidas comuns nas áreas de segurança pública, saúde e defesa civil.

Jerônimo Goergen afirma que a implantação da Ferrosul vai contar com investimentos da Petrobras e do governo da China, totalizando R$ 5 bilhões.O deputado espera que os líderes de bancada entrem em acordo o mais breve possível, para colocar os projetos na pauta de votação.

Atualmente, 80% da carga transportada no estado, ou 110 milhões de toneladas/ano, deslocam-se por via rodoviária. O uso do transporte ferroviário e a integração modal devem aumentar a competitividade e reduzir o custo logístico."

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