O porto de Imbituba cresce e pretende captar cargas da região da Serra Gaúcha |
"Rio Grande deverá enfrentar a concorrência de Imbituba no escoamento dos móveis gaúchos destinados ao exterior. O Comitê de Logística do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), responsável por melhorar as condições de logística das empresas associadas, visitou o Tecom Imbituba, para conhecer as obras realizadas para ampliação do terminal, adquirido pela empresa Santos Brasil. Representantes da Carraro, Politorno, Arma-fácil, Ditália, Bertolini e Todeschini acompanharam a visita, cujo objetivo foi conhecer as novas instalações do cais do porto catarinense."
Notícia do Diário Catarinense nos esclarece um pouco sobre o que está acontecendo no porto de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina:
"O governo federal aprovou a destinação de R$ 5 milhões à Secretaria dos Portos para os processos de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba, no Sul do Estado. Com a obra, o cais passa de 11 metros para 15 metros e complementa os trabalhos de ampliação dos berços 1 e 2 de um dos cais. A será executada com recursos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O aprofundamento será realizado neste ano, com período de execução estimado de até oito meses. Com a drenagem, será possibilitado o acesso de embarcações com mais de 6,5 mil contêineres no segundo semestre. O administrador do porto, Jeziel Pamato de Souza, deverá articular com a Secretaria dos Portos a realização do processo licitatório.
A drenagem faz parte de uma série de obras pelas quais o porto passa desde 2009. Entre elas, a ampliação do berço de atracação no principal cais do porto, que passa de 330 metros para 660 metros ao custo de R$ 283 milhões (verba da iniciativa privada) e deve ser concluída no mês de abril, até a recuperação dos molhes (recursos do governo federal). \\ De acordo com o prefeito de Imbituba, Humberto Martins, a reforma torna o terminal portuário mais competitivo.
— O porto tem impacto direto na economia de Imbituba. Prova disso foi o salto na arrecadação de ISS de R$ 1,5 milhão por ano em 2005 para R$ 13 milhões em 2010, sem contar o orçamento da cidade que pulou de R$ 22 milhões em 2004 para R$ 60 milhões em 2010 — comemora Martins."
Nota do editor:
A distância (em linha reta) de Bento Gonçalves até Imbituba é de 300 km. De Bento a Montenegro são apenas 57 km. Tão perto que Bento, no passado, fez parte do município de Montenegro.
Está mais do que na hora da prefeitura de Montenegro, junto com a Associação dos Municípios do Vale do Caí organizem um trabalho visando efetivar a implantação de um terminal hidrorodoviário em Montenegro. Associações de Empresas do Vale do Cai também devem participar e buscar o apoio da FIERGS para o projeto. Enquanto se perde tempo por aqui, os catarinenses se mobilizam. Muitas empresas da região da Serra Gaúcha estão sendo seduzidas a levar suas cargas para o porto de Imbituba, que tem administração privada e custos menores do que os de Rio Grande.
O governo estadual também deverá apoiar o projeto do terminal hidrorodoviário de Montenegro, que fortalecerá Rio Grande na disputa de cargas com o porto de Imbituba.
Este blog se coloca à disposição das autoridades públicas e lideranças empresariais para fornecer subsídios para o projeto.
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