No mundo inteiro se sabe que a navegação é a forma mais econômica e viável para o transporte de cargas em longos percursos. No entanto, apesar da magnífica rede fluvial existente no estado, as cargas de que vêm de cidades como Caxias do Sul, Montenegro, Lajeado e Santa Cruz com destino ao porto de Rio Grande, é carregada em caminhões. Terminais hidrorodoviários (pequenos portos) situados nos rios dos Sinos, Caí, Taquari e Jacuí (complementados por outras obras e providências que facilitem e estimulem o seu aproveitamento) fariam o transporte dessas cargas com muita economia. E tornariam, com isso, os produtos gaúchos mais competitivos nos mercados nacionais e, principalmente, internacionais.
O custo de implantação deste sistema é mínimo e pode ser assumido pelo setor privado, com pequeno apoio governamental.
O rio Caí, pelo qual poderiam ser escoadas as cargas das regiões da Serra e Vale do Caí, pode ser o primeiro passo neste trabalho, pois nestas regiões se concentra grande parte da produção exportável do Rio Grande do Sul. Tem faltado visão e iniciativa, tanto do setor público quanto do privado, para implantar este sistema, que funciona magnificamente no exterior e nós, brasileiros, temos desperdiçado.
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