quarta-feira, 20 de abril de 2011

246 - RS: um estado que desperdiça as oportunidades que tem

Uma magnífica estrada de ferro, construída nos anos 60 e 70 do século passado, vem sendo muito pouco aproveitada
Este vídeo, apresentado pela RBS TV no programa Histórias Curtas, mostra uma fantástica oportunidade que o Rio Grande do Sul não aproveita. Uma ferrovia que liga a zona da produção de grãos, no norte do estado, à região produtora de frangos, no Vale do Caí e que é muito pouco aproveitada. Conhecida como Estrada do Trigo, é uma obra magnífica, mas muito pouco aproveitada.
Poderia trazer trigo e milho do norte para portos nos rios Taquari ou Caí, sendo daí levados de barco para Rio Grande.
Veja a história desta estrada
http://www.youtube.com/watch?v=lcuV0ZMMNtg
Para que esta estrada tenha o aproveitamento que merece, é necessário fazer obras complementares, como ramais ferroviários e terminais rodoferroviários.  Seria fundamental, também que a ferrovia chegasse até o porto de Rio Grande ou que sejam criados terminais hidroferroviários para fazer o eficiente transbordo das cargas das locomotivas para barcos que, do rio Caí, Taquari, Sinos ou Guaiba, os containers fossem levados em barcos até Rio Grande.
Para o Cluster Vale do Caí, o papel fundamental a ser desempenhado pela Ferrovia do Trigo seria o barateamento do frete pago no transporte da soja e milho, que são as matérias primas básicas da ração animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário