sexta-feira, 22 de abril de 2011

249 - Logística

No passado, produtores do Vale do Caí usavam canoas para levar suas mercadorias para vender em Porto Alegre
(Clique sobre a foto para ver melhor)
Há oitenta anos, não existiam estradas transitáveis ligando São Sebastião do Caí a Porto Alegre. Então, pequenos produtores levavam seus produtos (laranjas, aipim, galinhas etc), em pequenas canoas, para vender em Porto Alegre. Evidentemente, a renda que esses produtores tinham ao usar uma logistica tão ineficaz, era baixíssima e em países mais evoluídos já se usavam métodos de navegação e de transporte muito mais eficientes e produtivos.
De lá para cá, o descompasso entre os nossos métodos de produção e transporte e os dos países evoluídos não diminuiu. Pelo contrário. Hoje a diferença entre a renda da população dos países mais ricos e a nossa é até maior. E isso se deve ao fato de que eles continuam produzindo e transportando com muito mais eficiência do que nós.
Exemplo disso pode ser visto na região do Vale do Caí, onde não se aproveita mais o rio e os arroios da região para o transporte de cargas. Houve, de certo modo, uma involução, pois o transporte de cargas passou a ser apenas por via rodoviária, desperdiçando o aproveitamento dos rios como meio de transporte mais eficaz, seguro e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário