Produtores esperam que a crise esteja sendo superada |
Conforme a presidente da Associação dos produtores integrados de frangos e suínos dos Vales do Caí e Taquari, Cátia Schu, foi pago até o dia 13 de janeiro, ou seja, diminuiu o atraso para cerca de cem dias. "Pela primeira vez cumpriram o que prometeram", afirma Cátia. Pelo novo cronograma, firmado em cartório e tendo como testemunhas os prefeitos da região, Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no próximo dia 20 de maio a Doux Frangosul efetuará novo pagamento, diminuindo o atraso em mais 10%.
O tesoureiro da Associação, Rigoberto Kniest, espera que o cronograma seja cumprido e até o final deste ano a situação esteja completamente normalizada. "Agora temos um documento, que inclusive pode ser utilizado em caso de necessidade de ação judicial", destaca. Ele salienta ainda a importante participação dos prefeitos da região, que foram mediadores da negociação com a empresa e que tinham grande interesse, já que a crise provocou queda na receita das Prefeituras.
Ao todo são cerca de 2.700 produtores integrados da Doux Frangosul em todo o Estado que estavam com pagamentos atrasados desde outubro do ano passado. Um grande protesto chegou a ser marcado para 19 de abril, mas a manifestação foi cancelada após o acordo com a empresa.
Com os pagamentos sendo efetuados, a expectativa é de que a avicultura ganhe um novo impulso na região, já que é uma das atividades mais rentáveis para as famílias e os municípios. Agricultores já tem manifestado interesse em investir na construção de aviários e pocilgas.
O prefeito de São José do Sul, Anildo Petry, que ´também é produtor de frangos, ressaltou a importância da participação dos prefeitos nas negociações. "Temos que nos unir", ressaltou, otimista quanto ao cuprimento do acordo por parte da Doux Frangosul.
Texto de Guilherme Baptista para o jornal Fato Novo