quinta-feira, 5 de novembro de 2009

83 - Ciência é diferencial de produtividade

Universidades ligadas ao Vale do Caí já desenvolvem pesquisas importantes, que contribuem para o aprimoramento da produção de alimentos

A coordenadora do Laboratório de Ornitologia da Unisinos, doutora Maria Virgínia Petry, apresentou recentemente pesquisa realizada a respeito da passagem de aves migratórias pela região do Vale do Caí e os riscos que isto representa quanto à contaminação da gripe aviária. O estudo ajuda a prevenir contra estes riscos, dando mais segurança para a região neste aspecto.
É uma amostra do quanto a ciência pode ser útil para o desenvolvimento econômico da região.
Imagine-se a vantagem competitiva que tem uma regiao produtora de frangos que, através do apoio científico, consegue manter-se livre de um problema tão sério como é a gripe aviária.
Quando houver crise numa outra região afetada, a produção da região protegida ganhará mercado.
O Vale do Caí está cercado de Universidades, algumas delas com núcleos instalados na própria região. E começa a tirar proveito disto. Pesquisas destinadas diretamente a desenvolver as pesquisas visando impulsionar a produção local já estão sendo realizadas no núcleo regional da UCS. Assim, a possibilidade de desenvolvimento de tecnologia própria começa a se tornar um diferencial a mais em favor dos produtores da região. Nossas universidades estão acordando para a necessidade de desenvolver pesquisas que favoreçam a produção. Está passando o tempo em que o ensino superior era apenas livresco e teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário