sexta-feira, 20 de novembro de 2009

95 - Navegação Aliança

Empresa do município de Taquari produz grandes barcos apropriados para a navegação no rio Caí

Sediada em Taquari, cidade banhada pelo rio de mesmo nome, a Navegação Aliança é uma das maiores empresas do setor no estado. Além de trabalhar com transporte de cargas pelas hidrovias do estado, a empresa tem estaleiro próprio e fabrica grandes barcos. Atualmente está construindo o Frederico Madörin, um investimento de R$ 16,5 milhões. Este barco deverá começar a operar no próximo mês de março. A previsão da empresa é de crescimento de 20 % no volume de cargas movimentadas pela navegação fluvial gaúcha, em 2010.
Seu diretor, Ático Scherer, considera que o Caí é o rio gaúcho que oferece melhores perspectivas para o desenvolvimento da navegação. Bastando, para isso, que seja solucionado o problema da ponte baixa construída para a estrada de ferro que passa pelo Polo Petroquímico em direção a Canoas.
O Frederico Madörim é o segundo barco de uma série de três cujos nomes homenageiam os fundadores da empresa. O primeiro, chamado Germano Becker, já está em operação e o próximo a ser construído deverá chamar-se João Mallmann. Cada um desses barcos mede um pouco mais de 100 metros de comprimento e tem capacidade para transportar em torno de 5 mil quilos de carga.
Segundo Ático Scherer, sendo feita a adaptação necessária na ponte ferroviária próxima ao Polo, a navegação fluvial no rio Caí se tornará possível até o ponto em que existia a Barragem Rio Branco, no município de Pareci Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário