quinta-feira, 12 de novembro de 2009

88 - O aspecto ecológico

A riqueza proporcionada pelo cluster ajudará a preservar a exuberante natureza que ainda se encontra intacta na região

O Cluster Agroindustrial do Vale do Caí, uma vez que chegue a ser completamente implantado, trará enormes vantagens. E não apenas para o desenvolvimento da região e para a melhoria das condições de vida do povo local.
Usando de todos os recursos possíveis para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir qualidade, o Cluster estará, em primeiro lugar, proporcionando bons alimentos a preços acessíveis, com condições de atender as necessidades de qualquer país do mundo.
Mas é muito interessante notar que o cluster também trará grande benefício do ponto de vista ecológico.
A produção de carnes no Vale do Caí, com o Cluster na sua plenitude, não causará dano ao meio-ambiente. Pelo contrário: irá proporcionar um grande benefício. Em muitos países do mundo a carne é produzida de forma precária e os escrementos dos animais (especialmente os dos suínos), quando deixados ao ar livre, liberam enorme volume de gás carbônico para a atmosfera. No Cluster isto não irá acontecer devido à utilização de biodigestores. Com eles o gás é queimado para transformar-se em energia. Uma energia, por sinal, muito mais limpa que a gerada pela queima do carvão ou do petróleo.
Utilizando ferrovias para trazer o milho, soja e outros componentes da ração animal para a região do cluster e a navegação para transportar a carne aos seus locais de consumo, também se estará usando meios de transportes muito mais corretos, do ponto de vista ecológico, do que os caminhões que geralmente são empregados nos atuais processos de produção.
A produção de carnes nos 10 mil aviários e pocilgas que deverão, um dia, fazer parte do Cluster do Vale do Caí, substituirão muitas outras instalações que, ao redor do mundo, produzem de forma precária e danosa ao meio-ambiente.
Além disto, com o grande lucro proporcionado pela produção de carnes dentro do sistema do cluster, será possível cuidar bem da belíssima região do Vale do Caí e do seu magnífico rio. Situada junto a grandes áreas metropolitanas (Grande Porto Alegre e Caxias do Sul) o Vale do Caí poderá ser conservado como um verdadeiro parque. A produção de carnes em aviários, pocilgas, açudes e estábulos não exige muito espaço e também não faz uso intensivo de mão de obra.
O cluster poderá possibilitar, portanto, que o Vale do Caí continue com população relativamente escassa e a natureza seja zelosamente preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário