No Vale do Caí, muito foi feito nas últimas décadas, mas as possibilidades de desenvolvimento da produção de alimentos em regime de integração pode ir ainda muito além.
Já está formado na região um cluster voltado para a produção de alimentos. Ele já tem até uma nome: Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí.
Cluster é uma aglomeração de empresas que atuam dentro de um mesmo ramo de atividade, numa mesma região. Esta aglomeração favorece estas empresas no que diz respeito à sua capacidade de competir no mercado. Exemplos de cluster são o polo calçadista do Vale do Sinos, o moveleiro de Bento Gonçalves e o turístico de Gramado.
Em Novo Hamburgo, por exemplo, existe fartura de mão de obra com aptidão para trabalhar com o calçado, cursos técnicos e universitários voltados para as necessidades da indústria calçadista e até uma feira (a FENAC) para divulgar e estimular as vendas. Lá existem agências bancárias e transportadoras preparadas para atuar no comércio internacional e toda uma grande estrutura de apoio à atividade dos calçadistas. O projeto do Cluster Agroindustrial do Vale do Caí visa implantar na região condições estruturais para que a produção primária de aves, suínos e outros alimentos e a indústria de beneficiamento dos mesmos se tornem mais competitivas e se desenvolvam mais.
Para tanto, é necessário que as empresas, as prefeituras e outras forças da região (sindicatos, ACIs e CDLs etc) se unam em torno da conquista de benefícios que venham a aumentar a capacidade produtiva da região. É perfeitamente possível, por exemplo, fazer com que a navegação comercial retorne no Vale do Caí, o que resultaria em redução de custos no transporte de mercadorias até o porto de Rio Grande.
É possível, também, implantar biodigestores na região, que aumentariam a renda dos produtores, produziriam adubo e energia elétrica (ou gás).
É possível, ainda, implantar um ramal da ferrovia Ferrosul para tornar mais barato o frete dos grãos componentes da ração animal.
E poderão ser implantados cursos universitários e escolas técnicas de nível médio voltadas para a produção de alimentos.
Fazendo negociação conjunta, os municípios poderão asfaltar suas estradas com custos menores.
Estes são apenas alguns exemplos de benefícios que poderão ser alcançados se houver união e organização em torno desse propósito. E tudo isto fará com que a produção de alimentos no Vale do Caí se torne menos onerosa. E, com isto, os produtos do Vale serão mais competitivos.
Com o cluster, o Vale do Caí poderá progredir ainda muito mais e se tornar um exemplo para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário