sábado, 7 de novembro de 2009

86 - Consórcio dos Muncípios

A construção da estrada Transcitrus é um marco inicial de uma nova era de cooperação dos municípios para a realização de grandes projetos

A união entre os municípios é fundamental para que sejam alcançados alguns objetivos fundamentais para impulsionar o progresso da região e do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí. Principalmente naquilo que se refere a empreendimentos de porte, que precisam da participação do governo federal. Exemplo disto, são a retomada das condições de navegabilidade do rio Caí (principalmente com a reforma da ponte da estrada de ferro que impossibilita a navegação comercial com barcos de porte) e a integração da região à projetada ferrovia Ferrosul.
Felizmente, a região do Vale do Caí já deu um grande passo no sentido de integrar os esforços dos municípios no sentido de conseguir benefícios para a região.
O Consórcio Inteermunicipal do Vale do Caí foi criado para unir os municípios nas suas compras de remédios. Adquiridos em grandes quantidades, os remédios custam muito mais baratos. Os preços caem quase à metade. A partir deste sucesso, o Consórcio desenvolveu-se e vem alcançando outros objetivos importantes. Exemplo disto é o asfaltamento da rodovia Transcitrus (de 49 quilômetros, ligando Pareci Novo a Poço das Antas e, dali, ao Vale do Taquari e à região norte do estado - que é produtora dos grãos que compõem a ração das aves e suínos). As obras avançam rapidamente e há a expectativa de ficarem prontas no próximo ano.
O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, atual presidente do Consórcio Intermunicipal, destaca outras conquistas obtidas pela região graças ao consórcio, como o Sistema de Videomonitoramento, que obteve verba federal de R$ 15 milhões e vai aumentar as condições de segurança na região. Outros projetos importantes já estão em andamento, como o dos biodigestores, para o aproveitamento dos dejetos das criações de suínos, gerando energia e adubo. E também o da Usina Verde, que vai fazer o reaproveitamento do lixo sólido. Com estes projetos, tanto o lixo como os dejetos animais vão ser transformado em riqueza para a região.
Contar com este eficiente Consórcio Municipal é mais um diferencial em favor da região do Vale do Caí e uma importante ferramenta para fazer o Cluster Agroindustrial do Vale do Caí à sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário