O dióxido de carbono, ou anidrido carbônico, ou gás carbônico é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754 e a sua representação química é CO2
Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar. Por isso as atracções intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico.
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, pois é um dos compostos necessários para a realização da fotosíntese. Mas a sua excessiva presença na atmosfera vem causando um sério problema, que é o aquecimento global. Fenômeno que se estima ser capaz de causar grandes transtornos para a humanidade.
Por isto existe uma mobilização cada vez maior no sentido de evitar a liberação de CO2 na atmosfera.
O Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí dará uma enorme contribuição para a redução deste tipo de emissão, pois ele prevê a implantação de 10 mil aviários e pocilgas produzindo carnes para o mundo, com alta eficiência, economia e apuro tecnológico. E uma das características marcantes do projeto é o total aproveitamento dos escrementos dos animais (e outros resíduos orgânicos) para a produção de adubo e energia através de biodigestores. Devido à grande escala, torna-se perfeitamente viável a produção de energia elétrica ou de biogás em escala comercial. Assim, os detritos que poderiam representar grave problema ecológico (com a contaminação do lençol freático) passam a ser úteis e rentáveis.
Outro grande problema dos detritos animais é a liberação do CO2. Deixado ao tempo, os escrementos dos animais liberam o gás carbônico para a atlmosfera e isto ocorre em milhões de pocilgas e aviários existentes pelo mundo afora.
A produção racional e ecologicamente correta dentro do Cluster Agorindustrial do Vale do Caí irá substituir a produção feita de modo danoso.
Os consumidores vão preferir o produto que tem esta vantagem e organismos internacionais preocupados com a preservação do meio ambiente irão apoiar a implantação do projeto.
Com o tempo, a tecnologia desenvolvida no Cluster do Vale do Caí será usada em outros países e as conseqüências benéficas para a preservação do planeta serão significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário