Uma boa idéia seria criar, em Tupandi, uma Escola Superior de Administração Pública.
Tupandi é um fenômeno mundial. E, numa prova de que é verdadeira a máxima de que ninguém é insubstituível, mesmo com a saída de Hilário Junges, o município continua sendo excelentemente administrado. Pelo que se vê, este município, que já é o mais rico da região, continua evoluindo fortemente e a tendência é que a diferença entre ele e os demais aumente, ao invés de diminuir.
Apesar de ser um município pequeno, Tupandi tem um número incomparavelmente maior de aviários, pocilgas e instalações semelhantes do que os demais municípios da região. Por isto, quando este blog estipulou metas para o número de instalações de cada município, levou em consideração que Tupandi já estava bem servido e moderou no estabelecimento da sua meta: 500 aviários no prazo de 10 anos.
Os produtores e a administração de Tupandi, não deram atenção ao nosso blog e, até o mês de novembro, implantaram mais 24 aviários e 9 pocilgas. Neste ritmo, a meta estabelecida será atingida em menos de três anos.
Enquanto isto, outros municípios continuam marcando passo.
Segundo levantamento feito pela prefeitura de Tupandi em novembro de 2009, o município contava então com 329 aviários, 130 pocilgas, e dois galpões para cunicultura (criação de coelhos). Portanto, sem contar os modernos e tecnificados tambos de leite e criação de gado em confinamento, Tupandi conta hoje com 461 instalações dedicadas à pecuária em regime de integração.
Por isso, o valor da produção primária de Tupandi duas vezes maior do que a da indústria. E o seu peso vem aumentando. Considerando-se ainda que o retorno de impostos proporcionado pela produção primária é muito maior que o do setor industrial, pode se ter uma idéia do enorme benefício que este setor vem proporcionando para o município.
Hoje Tupandi é, disparadamente, o município mais rico da região (foi um dos dois mais pobres, há 20 anos). E, no futuro, a diferença entre Tupandi e os demais será ainda maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário