quinta-feira, 29 de outubro de 2009

82 - A grande fábrica de adubo

Uma das vantagens do Cluster é a produção de enormes quantidades de adubo orgânico de excelente qualidade

No futuro, a região do Vale do Caí será um ponto para o qual enormes quantidades de milho e soja serão tranportados por via fluvial. Ali estes produtos serão transformados em ração, que vai alimentar frangos, suínos, bovinos e peixes que serão criados em 10 mil aviários e pocilgas, além de milhares de estábulos e açudes. Os escrementos destes animais poderiam se transformar num enorme problema ambiental. Mas este problema será evitado com a instalação de biodigestores (alguns grandes ou muitos pequenos). Com isto, ao invés de ser problema ecológico, o Cluster Agroindustrial será solução, pois ao contrário do que acontece com a agropecuária da maior parte do mundo (que gera gás carbônico liberado na atmosfera), no Vale do Caí este gás será transformado em energia (gerando energia elétrica ou biogás para ser usado como combustível).
Os biodigestores têm um custo inicial de implantação elevado, mas acabam se pagando, porque tanto o gás como o adubo orgânico de alta qualidade (que resulta do processo de fermentação dos escrementos) geram receita.
Com o cluster na sua plenitude, o Vale do Caí se tornará uma enorme fábrica de adubo orgânico, disponível a preços muito acessíveis para os produtores de frutas, hortaliças e flores da região. O Vale se transformará em grande exportador, também, destes produtos. A mesma estrutura exportadora montada para a venda de carnes servirá para a venda dos demais produtos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário