Infelizmente, a maioria das pessoas é pessimista. Palavra que, em certo sentido pode ser considerada como um sinônimo de acomodada ou preguiçosa. Prova disto é que a expressão círculo vicioso é muito mais popular do que a sua oposta: círculo virtuoso.
O projeto do Cluster Agroindustrial de Alimentos representa a criação de um círculo virtuoso na região do Vale do Cai. Isto quer dizer que se trabalha pela criação ou aprimoramento de diversosav fatores positivos ao desenvolvimento da região. Por exemplo:
- Apoio dos governos municipal, estadual e federal aos donos de aviários e pocilgas, assim como às empresas integradoras.
- Reativação da navegação fluvial no rio Caí.
- Asfaltamento das estradas municipais, proporcionando diminuição nos custos do transporte entre a integradora e os aviários.
- Implantação de ensino técnico voltado para a avicultura, suinocultura e industrialização de alimentos.
- Apoio à pesquisa nas universidades locais dentro desta mesma área.
- Atração de bancos e empresas voltadas para comércio internacional.
- Implantação nos municípios do serviço de licenciamento ambiental.
- aprimoramento dos meios de comunicação, em especial a intrnet banda larga de alta velocidade.
- Implantação de biodigestores, para eliminar problemas de dano ecológico e obter ganhos com a produção de energia e adubo orgânico.
O desenvolvimento de cada um destes fatores positivos influi sobre o crescimento dos demais, formando um círculo virtuoso que conduz ao rápido desenvolvimento. Como já aconteceu em Tupandi, fazendo este município (que era muito pobre há vinte anos) chegar a uma situação de primeiro mundo.
Mas isto dá trabalho e muita gente prefere entregar-se aos prazeres do vício. Ou seja, à preferência pela lânguida pachorra do círculo vicioso, no qual nada se faz porque tudo é difícil e existem sempre desculpas para deixar as coisas do jeito que estão. Por piores que sejam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário