segunda-feira, 26 de outubro de 2009

80 - Municipalização do meio ambiente

De nada adianta gerar aumento da produção e riqueza se isto não vier acompanhado de preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida

Para se construir um aviário ou pocilga, é necessário obter a licença do órgão responsável pelo controle do meio ambiente. Por incrível que pareça, no Brasil é necessário esperar e pagar muito para fazer algo tão benéfico. É, normalmente, o governo estadual que concede a licença. Mas, felizmente, no Rio Grande do Sul, o estado transfere aos municípios o poder de fazer o licenciamento. Uma atitude admirável, pois geralmente um governo gosta de deter o poder e não transferi-lo a outros. Com isto, em 237 municípios gaúchos já aconteceu a municipalização do controle de meio ambiente. Fora do Rio Grande do Sul, pouquíssimos municípios contam com tal autonomia.
No Vale do Caí, os municípios com administração mais dinâmica já providenciaram a municipalização há muitos anos. Mas alguns ainda não haviam tomado esta providência. Agora o Caí, Alto Feliz, Linha Nova, São Pedro e Vale Real estão prestes a receber a autorização para fazer o licenciamento ambiental. O que isto representa em redução de custos (ou até isenção) e agilidade, resulta em mais um diferencial da região, que a torna mais competitiva como produtora de frangos, suínos e ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário