É apenas uma idéia inicial, que precisa ser submetida a quem realmente entende do assunto.
Se forem consturídas uma ou mais barragens no rio Caí, possibilitando a geração de energia, e se além disto forem implantados vários grandes biodigestores (que também irão gerar energia), não seria possível implantar um sistema próprio de geração e fornecimento de energia elétrica do Vale do Caí?
Atualmente três empresas distribuidoras operam no Vale do Caí: a AES Sul, a CEEE e a Certel (esta última sediada em Teutônia e dirigida por Egon Hoerle, que é natural da localidade de Matiel (município de Pareci Novo). Egon talvez tenha uma atenção especial para o projeto de implantar uma hidroelétrica na sua terra natal, no rio em que ele tomou banho quando menino.
Não conheço profundamente o rio Cai, porem me parece um rio de planice, com pequeno desnivel e baixa velocidade das aguas. Para obter um aproveitamento hidreletrico razoavel, teriamos que construir uma barragem muito alta e consequentemente inundar uma grande area. Não me parece uma boa solução. Agora, quanto aos biodigestores, sim poderíamos incentivar seu uso para garantir a energia eletrica para a granja, e até em alguns casos, vende-la para vizinhos que não dispusessem de rede das concessionárias.
ResponderExcluir