sábado, 30 de janeiro de 2010

128 - 204 containers numa viagem só

O custo do transporte de containers até o porto de Rio Grande vai diminuir drasticamente com o uso da navegação

A Navegação Aliança Ltda é uma das maiores empresas gaúchas de navegação. Sua sede fica no município de Taquari, vizinho ao Vale do Caí e ela tem estaleiro próprio. Está concluindo agora o barco Germano Becker, que será o maior barco de navegação interior auto-propulsado do Brasil.
No site da empresa, encontramos informações interessantes sobre este barco que poderá ser também utilizado no rio Caí, se este rio receber algum beneficiamento. O maior impecílio para isto é uma ponte ferroviária que, por ser muito baixa, impede a passagem de barcos deste porte. A solução é uma adaptação na ponte, tornando-a levadiça.

O Germano Becker é resultado do investimento de cerca de R$ 15 milhões, dos quais metade financiados pelo BNDES. Classificado pela Bureau Veritas, o navio será equipado com três motores fornecidos pela norte-americana Cummins, de 660 HP cada e servidos por três caixas ZF e por três conjuntos de eixo e hélice fornecidos pela fabricante nacional Navalsul Equipamentos Navais do Sul. Também da Navalsul são o guincho de proa e o cabrestante de popa, além dos três lemes e das três máquinas de lemes.

Construída com características específicas para operação na Lagoa dos Patos e seus afluentes, a embarcação tem condições de operar de Rio Grande até os portos de Estrela e Cachoeira do Sul (RS). Poderá, também, operar no rio Caí, caso sejam removidos alguns gargalos que ainda prejudicam a sua navegabilidade.

Destinado ao transporte de granéis sólidos e contêineres, o Germano Becker foi construído no estaleiro da empresa, na cidade de Taquari (RS). Tem capacidade para 5,4 mil toneladas de granéis e 204 TEUs. As dimensões são de 110 metros de comprimento, 16,2 metros de largura, calado máximo de 4,6 metros e velocidade programada para 11 nós.

Maiores informações e fotos no site http://www.navegacaoalianca.com.br/alianca6.htm

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