segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

126 - A Sadia dá exemplo

A empresa já utiliza a captação de créditos de carbono para favorecer os produtores integrados

A Sadia está desenvolvendo um programa denominado Suinocultura Sustentável Sadia (3S). O objetivo é incentivar a utilização de biodigestores nas granjas mediante a captação de créditos de carbono. A opção da Sadia é pela implantação de pequenos biodigestores nas propriedades. Diferente do projeto que está sendo proposto pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí, que prevê a construção de grandes biodigestores capazes de gerar energia elétrica em grande volume.
A Sadia descreve assim o seu programa.

"Funcionamento do programa 3s

Os suinocultores, ao serem apresentados ao Programa pelos técnicos da SADIA, decidem se participarão voluntariamente. Ao aderir ao Programa, o Suinocultor deve preencher a Folha de Dados (Checklist) e o Contrato de Adesão.

A partir da Folha de Dados é realizado o cálculo das emissões reduzidas com a instalação do biodigestor e obtém-se uma estimativa de quantos Créditos de Carbono o suinocultor poderá receber (Potencial de Redução de Emissões).

O Instituto Sadia de Sustentabilidade irá captar, junto ao mercado, recursos para a instalação dos biodigestores e irá instalá-los nas granjas participantes. O suinocultor operará o biodigestor em regime de comodato e poderá abater o investimento da instalação dos biodigestores através dos Créditos de Carbono.

O Instituto negociará os Créditos de Carbono dos suinocultores no mercado. O montante recebido será distribuído entre os suinocultores (de acordo com o Potencial de Redução de Emissões de cada um), abatido o investimento realizado nos biodigestores e os custos de execução e operação do programa.

O Instituto realizará auditorias periódicas junto aos participantes para assegurar o bom andamento do Programa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário