A Navegação Aliança, grande empresa de navegação fluvial sediada no vizinho município de Taquari, divulga as vantagens da navegação no seu site na internet, com os seguintes argumentos:
"Economia pela capacidade física das embarcações, muito superiores aos demais modais, e pela agilidade do transporte hidroviário. E segurança porque, além de evitar riscos de roubo de carga ou acidentes, os barcos da Navegação Aliança dispõem de equipamentos de última geração, incluindo navegação por satélite."
O transporte hidroviário exige muito menos mão de obra e combustível. Não desgasta pneus e não paga pedágio. Além disto, é muito mais seguro e, portanto, não dispende com os pesados custos do seguro que é cobrado no caso das cargas rodoviárias. Por aí se tem uma idéia da enorme redução de custos proporcionada pelo transporte naval. Empresas que possam contar com este recurso têm extraordinárias vantagens competitivas.
É muito mais vantajoso, também, para os governos, pois um rio exige menos manutenção e controles do que uma rodovia. Acidentes com navios são muito menos frequentes do que com caminhões e, portanto, precisa menos bombeiros, socorro médico, policiamento.
Diante destes fatos, a não utilização de um rio como o Caí para o transporte de containers e granéis é um verdadeiro absurdo. A navegação no Caí deve ser considerada, portanto, ação prioritárias para empresas e governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário