Para que a navegação comercial se torne viável no rio Caí, é necessário, basicamente, que seja resolvido o problema da ponte ferroviária que existe sobre o rio Caí na divisa entre os municípios de Canoas e Triunfo.
Com isto e mais o natural trabalho de dragagem do rio e outras providências simples, será possível a navegação da Lagoa dos Patos (Porto Alegre) até o município de Pareci Novo. Sendo concretizado este objetivo, o desenvolvimento do Vale do Caí ganhará um extraordinário impulso e a própria navegação fluvial do Rio Grande do Sul será muito favorecida. Os municípios de Montenegro, Capela de Santana e Pareci Novo poderão contar com terminais hidrorodoviários e isto contribuirá muitíssimo para o crescimento das atividades industriais, agropecuárias e de serviços nestes municípios.
Mesmo municípios como Caí, Harmonia, Bom Princípio, Tupandi, Feliz, Hortêncio, Salvador e outros, serão beneficiados pela sua proximidade com estes terminais, que diminuirão muito o custo do frete entre as suas empresas e o porto de Rio Grande.
Mas existe também a possibilidade de construção de uma barragem, nas proximidades da cidade de Pareci Novo, que eleve o nível do rio a montante (rio acima), permitindo a navegação até São Sebastião do Caí ou além. Isto já foi feito há cem anos atrás, com a construção da Barragem Rio Branco, apesar das parcas condições técnicas e econômicas da época (ver no blog Histórias do Vale do Caí, usando a ferramenta de busca contida no mesmo). Hoje, certamente, isto poderá ser feito com muito mais facilidade e eficácia.
Além de permitir a franca navegação até São Sebastião do Caí em qualquer época do ano, mesmo nos períodos de estiagem, a barragem poderá trazer uma outra vantagem: a geração de energia.
A barragem mostrada na foto é a de Barra Bonita, no rio Tietê (São Paulo). Ela serve para permitir a navegação de barcos maiores no trecho do rio que fica a montante (rio a cima) e ainda gera energia elétrica. A eclusa (à direita, na foto) permite que os barcos passem do nível mais baixo (a jusante da barrragem) para o mais alto (a montante).
Existem no Brasil inúmeras usinas hidroelétricas instaladas em barragens não muito altas. Um exemplo disto ocorre no próprio rio Caí. No município de São Francisco de Paula, onde o Caí tem suas nascentes e é conhecido como rio Santa Cruz, existe a barragem da Toca, em plena atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário