segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

127 - Créditos de carbono

O uso de biodigestores contribui para a redução dos níveis de gás carbônico na atmosfera

O programa de créditos de carbono é um mecanismo que permite a empresas (na sua maior parte situadas em países do primeiro mundo), continuar suas atividades emitindo gases poluentes na atmosfera. Elas compensam o mal que estão causando mediante o pagamento de valores proporcionais à poluição que causam. Estes valores são empregados em iniciativas que compensam a poluição causada pela empresa pagadora dos créditos.
Este dinheiro é aplicado, preferencialmente, em países pobres, em programas que causam redução na emissão de gases tóxicos, compensando a poluição ocasionada pela empresa que paga os créditos.
A implantação de biodigestores em regiões produtoras de suínos é uma maravilhosa oportunidade de utilização do sistema de créditos. A suinocultura ocasiona enorme emissão de gases a partir da fermentação dos escrementos dos porcos. Expostas ao tempo, os escermentos passam por um processo de fermentação no qual liberam gases na atmosfera.
No biodigestor este processo ocorre dentro de ambiente fechado. Então os gases podem ser aproveitados para a geração de energia. Com isto, não poluem e até substituem outras formas de geração de eletricidade que são poluidoras, como as proporcionadas pelo uso do carvão ou do petróleo.
O programa de créditos de carbono tem um enorme potencial de aproveitamento no Vale do Caí, onde já existe grande concentração de pocilgas (criatórios de suínos). A oportunidade é maior ainda considerando-se que a Doux, sendo uma empresa francesa, poderia facilitar muito os contatos com a Europa, onde é mais viável fazer a captação dos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário