quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

124 - Nosso frango atravessa a fronteira do Uruguai

O país vizinho não mais rejeita o frango brasileiro

O Uruguai é um país pequeno, mas inteligente. Já foi, no passado, considerado a Suíça Sul-Americana. Passou, depois, por maus momentos, mas hoje está novamente bem. Recente pesquisa o apontou como país da América Latina com melhor qualidade de vida.
Os uruguaios vivem bem, comem bem e têm boa saúde. Por isto, não importam produtos de má qualidade e que possam oferecer risco a quem os consome. São exigentes.
E eles não aceitavam importar frango brasileiro, por razões de sanidade. Agora, finalmente, esta barreira foi vencida e o produto brasileiro teve a sua venda liberada no pequeno país vizinho.
O mercado uruguaio não é muito grande. Mas a liberação é significativa porque indica a melhoria de qualidade do produto brasileiro e que outros mercados ainda fechados para nós poderão ser abertos.
O Vale do Caí, dentro do projeto Cluster Agroindustrial do Vale do Caí, precisa construir uma imagem própria. Ele deve afirmar-se e ser reconhecido como a região mais desenvolvida do país: um paraíso ecológico, turístico e social. Um lugar bonito, sem favelas, sem violência, com os mais elevados índices de educação e saúde. Vale do Cai deve se tornar uma marca de excelência, assim como já acontece com Gramado e com muitas micro-regiões do exterior (como Paris e a Cotê d'Azur, lembrando dois exemplos franceses).
Ao tornar-se primeiro mundo, o Vale do Caí precisa criar uma identidade própria, diferenciando-se do restante do país e servindo de exemplo a ser seguido por outras regiões. O Cluster Agroindustrial será a fonte de recursos para chegar a este objetivo. E o Cluster terá retorno com isto, na medida em que os produtos do Vale do Caí sejam reconhecidos como sendo originários de uma região excepcional.
Há mais de um século, a Alemanha criou a imagem de que os seus produtos são os de melhor qualidade. O slogan "deutsch ist gut" tornou-se mundialmente famoso. Por isto a Alemanha, apesar do seu pequeno tamanho e população foi, ao longo de muitas décadas, o maior exportador do mundo (até 2008, ela ainda mantinha esta marca), superando países muito maiores e mais populosos, como a China e os Estados Unidos. Em 2009, provavelmente, as exportações chinesas superaram as alemãs. Mas, considerando as exportações per capita, os alemães ainda são, de longe, muito mais exportadores que os chineses.
O Vale do Caí terá de se tornar famoso como um lugar excepcional, onde se vive com qualidade e saúde se produz com qualidade e salubridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário