domingo, 20 de dezembro de 2009

119 - Macro e Microcluster

Tupandi é modelo para o desenvolvimento do cluster a nível regional (clique na foto para ampliar)

O Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí existe em dois planos: o micro e o macroeconômico.
No plano microeconômico ele já tem existência concreta: é o município de Tupandi. Tupandi é um verdadeiro fenômeno. Criado em 1989, tinha renda per capita pouco acima dos 700 dólares, como as nações africanas. Vinte anos depois, a renda per capita do município chega a 25 mil dólares, como a de alguns países europeus. Tupandi passou do terceiro para o primeiro mundo em apenas 20 anos e fez isto com o seu próprio esforço, usando uma estratégia de desenvolvimento simples e eficaz, com pouca divagação teórica e muito esforço prático. Uma vitória obtida por um pequeno grupo dirigente do município liderado pelo prefeito Hilário Junges.
No plano macroeconômico, o Cluster Agroindustrial do Vale do Caí existe, principalmente, como um projeto. A idéia é levar adiante o sucesso de Tupandi aplicando o seu modelo para toda a região à qual pertence Tupandi: o Vale do Caí, no Rio Grande do Sul.
Em muitos aspectos, o projeto do cluster imita o modelo já consagrado em Tupandi, mas propõe também várias novas possibilidades. A idéia do cluster vem fermentando há vários anos, desde a publicação do livro Um Milagre Chamado Tupandi (cujos capítulos principais podem ser lidos no blog Histórias do Vale do Caí, postagens 328 a 315). Ganhou novo impulso com a criação do nome Cluster Agroindustrial do Vale do Caí, surgido no início de 2009, a partir de uma troca de idéias com Daniel Fink e vem tomando maior impulso desde então, com o interesse que líderes municipais como Oregino Francisco, prefeito de Pareci Novo; Vanderley (Mano) Kerscher, prefeito de Tupandi; Mário Rohr, ex-prefeito de São José do Sul e Darci Lauermann, prefeito de São Sebastião do Caí, vêm demonstrando pelo projeto. O Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí vem se destacando pelo empenho em desenvolver projetos importantes para a concretização do Cluster Agroindustrial do Vale do Caí, como a restauração da navegabilidade comercial no rio Caí, a implantação de biodigestores e o asfaltamento das estradas interioranas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário