sábado, 5 de dezembro de 2009

105 - As idéias vão se tornar projetos

Navegação, biodigestores e asfalto são prioridades para o Cluster Agroindustrial do Vale do Caí

A união dos municípios da à região um maior poder de reivindicação.
Por isto são muito animadoras as perspectivas que surgem através do Consórcio de Municípios do Vale do Caí.
O prefeito Oregino Francisco, de Pareci Novo, tem alcançado grande sucesso na captação de recursos federais e estaduais para o seu município e região. Ele conta, para isto, com a competência da secretária Kellen Almeida, que tornou-se uma verdadeira expert na elaboração e encaminhamento de projetos. A parceria funciona tão bem que mais de 40 milhões em verbas já foram conseguidos para a região. Com destaque para a obra da rodovia Transcitrus, que já se encontra bem adiantada.
Como presidente do Consórcio, Oregino está assumindo a responsabilidade de tocar alguns projetos de valor estratégico para o desenvolvimento da região. Entrosado com a idéia do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí, ele definiu como prioridades da sua administração alguns projetos que são básicos para o desenvolvimento do cluster e o progresso da região:
1 - Retomada da navegação comercial no rio Caí - Prevê a implantação de terminais hidrorodoviários em Montenegro, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, além da construção de uma barragem com eclusa que possibilite a navegação comercial até São Sebastião do Caí. Possibilitará a navegação com barcos capazes de transportar 200 containers, reduzindo enormemente os custos de transporte até o porto de Rio Grande. A barragem, além disto, vai gerar energia elétrica.
2 - Implantação de biodigestores - Sua principal função é dar aproveitamento adequado aos dejetos de pocilgas e aviários, eliminando problemas de poluição do lençol freático e a liberação de gás carbônico na atmosfera. Além do que os biodigestores irão produzir adubo orgânico, gerar energia elétrica e gás combustível. Tornarão a região autosuficiente tanto na produção de adubo quanto na de energia e ainda irão gerar excedentes comercializáveis.
3 - Implantação de uma usina de asfalto - Iniciativa que terá por objetivo reduzir os custos nas obras de asfaltamento das estradas municipais. O que vai representar, também, redução de custos para as atividades produtivas, pois o custo do transporte entre as propriedades rurais e as indústrias beneficiadoras (Doux, Agrosul, Oderich, Naturovos, Cooperativa de Harmonia, Ecocitrus, Doces Ledur etc) serão menores com boas estradas. Elas proporcionam menor consumo de combustível e desgaste dos veículos.
Somente com a implantação destes três projetos (que já estão nos planos de Oregino Francisco) o Vale do Caí já daria um enorme salto no seu desenvolvimento. Eles aumentariam muito a geração de renda, o emprego e o retorno de impostos para a prefeitura.
Com eles, as empresas já instaladas na região poderiam crescer muito e, inclusive, outras empresas poderão se instalar na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário