Conforme diz Jorge Gerdau Johannpeter, o crescimento da China se deve aos investimentos feitos por aquele país, pois o crescimento só é possível com investimento. Nas empresas, a compra de novas máquinas e a ampliação dos prédios é necessária para que haja crescimento. Nos países, investimentos como a construção de portos, ferrovias, usinas de energia e rodovias são fundamentais para o crescimento.
O projeto do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí segue este princípio óbvio. A empresa privada faz a sua parte, haja visto, os investimentos que empresas como a Oderich e a Agrosul vêm fazendo atualmente. Se o governo também fizer a sua parte (como acontece na China e em Tupandi) o progresso será uma consequência natural.
Retorno da navegação comecial ao rio Caí, implantação de biodigestores, asfaltamento das estradas do interior, ramal ferroviário para transportar soja e milho para as fábricas de ração e, principalmente, incentivo à implantação de mais aviários e pocilgas são meios seguros de impulsionar o cluster, tornando o Vale do Cai um grande polo de desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário