O jornal Fato Novo, que se dedica muito à análises sobre o desenvolvimento do Vale do Caí, publicou notícia muito alviçareira na sua edição 2286, de 9 de dezembro de 2009 (acessivel pela internet). Escrita pelo joranalista Guilherme Schaurich Baptista, a matéria fala sobre a captação de recursos federais para o projeto de implantação de biodigestores na na região.
Diz a matéria:
"Nove municípios do Vale do Caí estão encaminhando ao Governo Federal uma solicitação de recursos para a instalação de biodigestores. O equipamento poderá transformar dejetos de suínos em energia elétrica ou combustível (biogás). Entre os municípios integrados ao projeto estão Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, Tupandi, Harmonia, São Pedro da Serra, Brochier, Maratá e São José do Sul.
O projeto deverá ser entregue hoje ao Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, em Brasília, pelo prefeito Oregino Francisco (de Pareci Novo) e pela secretária Kellen Almeida. O investimento seria de cerca de R$ 20 milhões.
Prefeitos e secretários dos nove municípios estiveram reunidos no Consórcio Intermunicipal (CIS-Caí) juntamente com representantes da empresa Eniplan, que elaborou o projeto, e da Companhia de Gás do Estado (Sulgás), interessada na compra do gás. Além dos benefícios ecológicos que o biodigestor proporciona (evita a emissão de CO2 para a atmosfera), a queima do gás metano proporciona geração de energia e os dejetos animais, depois de passarem pelo processo de compostagem, transformam-se em excelente adubo orgânico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário