sábado, 18 de junho de 2011

276 - Aeropoto Internacional no Portão



Com área de 1.600 hectares, o novo aeroporto poderá ter pistas longas, com capacidade para receber os maiores cargueiros do mundo, como o Antonov 
An-225 Mriya

O futuro aeroporto poderá ter pistas com capacidade para receber aviões como o Airbus 380, maior avião de passageiros do mundo
O município de Portão, que faz parte do Vale do Caí (limítrofe com Capela de Santana e São Sebastião do Cai) pretende tornar-se a principal porta de entrada (e saída) do Rio Grande do Sul. Para tanto, lideranças políticas e empresariais do municipio estão propondo a construção de um grande aeroporto no interior do município (junto à divisa com Capela de Santana). 
Para tanto, está sendo oferecida uma área de 1.600 hectares. Espaço mais do que suficiente para a construção de um aeroporto com pistas longas e largas, capazes de receber os maiores aviões do mundo. Situado bem perto de Nova Santa Rita e do Velopark, o aeroporto ficará muito próximo de Porto Alegre, com acesso pela futura Rodovia do Parque (em contrução). O lugar é ideal, por estar situado dentro da área metropolitana de Porto Alegre e próximo às principais rodovias do estado: BR-116 (ligação de Porto Alegre com o Vale do Sinos), RS-122 (que liga Porto Alegre a Caxias do Sul) e BR-386 (a Tabaí-Canoas, que liga a capital ao centro e norte do estado).
O aeroporto terá capacidade para receber os maiores aviões do mundo, devido à extensão e largura das suas pistas e será ideal, portanto, para o transporte de cargas.
A implantação deste aeroporto será um diferencial a mais para o Vale do Caí, diminuindo o custo do transporte das suas mercadorias exportáveis.
Um grande aeroporto (com pista longa e larga) é como um grande porto. São os únicos capazes de receber aviões de grande porte e com carga mais pesada. Estes aviões gigantes, assim como os grandes navios, proporcionam redução no custo do transporte de cargas.
A existência deste aeroporto fará com que a região tenha maior competividade nas suas exportações. A distância do aeroporto ao Caí é de 20 km, em linha reta. Montenegro fica a 15 km e Capela de Santana a 10 km (até a sede do município). Porto Alegre ficará a 22 km do local.
O aeroporto Salgado Filho enfrenta  problemas para a sua expansão e não pode receber os maiores aviões (ainda mais se estiverem com a carga máxima). Além disso, o aeroporto de Porto Alegre tem muitos problemas devidos aos  nevoeiros frequentes, que se devem à proximidade com o Guaíba.

Um comentário: