sexta-feira, 10 de junho de 2011

273 - O Vale do Caí tem os melhores índices de alfabetização do país

Censo do IBGE mostrou que Feliz é o número um do estado, em alfabetização
Em todos os municípios brasileiros, mesmo naqueles que mais investem na educação, existem analfabetos. 
Algumas dessas pessoas são muito idosas, nascidas numa época em que a educação era menos valorizada. Outras vieram de fora, vindas em municípios mais atrasados. Outras pessoas apresentam deficiências físicas ou mentais que as impedem de aprender a ler e escrever.
Infelizmente, o Brasil é um país ainda bastante atrasado neste aspecto.  Mas, felizmente, o Vale do Caí é uma exceção.  Vários municípios da nossa região estão entre os mais alfabetizados do pais e apresentam números que não fazem feio mesmo na comparação com os países de primeiro mundo. Fato que confirma aquilo que já vem sendo percebido há tempo: o Vale do Caí é uma das regiões mais desenvolvidas do pais. Fato que já vem sendo percebido há mais tempo e que levou a revista Veja a publicar reportagem mostrando o nosso Vale do Caí como sendo o Vale da Felicidade.
Segundo o censo do IBGE realizado em 2010 e agora divulgado, o município de Feliz é o que apresenta menor índice de analfabetismo. É o primeiro colocado entre os 5.560 municípios brasileiros.
Menos de 1% dos felizenses (0,95 %) são analfabetos. Um índice 10 vezes menor do que o do país como um todo.
Mas, no nosso vale, não é apenas Feliz que se destaca pelos baixos índices de analfabetismo.
São Vendelino é o terceiro município brasileiro com menor índice de analfabetismo: 1,17 %
O jornal Zero Hora publicou matéria de página inteira, na sua edição de sábado, mostrando o destaque do Rio Grande do Sul em relação ao restante do país.
Na lista dos 20 municípios melhor classificados no pais (na verdade, 23, pois ocorrem alguns empates), aparecem 14 do  Rio Grande do Sul. O que é notável. 
Mas é mais extraordinário ainda o fato de que  seis destes municípios são do Vale do Caí. 
Além da Feliz, em primeiro lugar, aparecem São Vendelino em terceiro, São José do Hortêncio em sexto e Pareci Novo em décimo. Portanto, dos dez municípios  brasileiros melhor classificados, quatro são do Vale do Caí. E aparecem ainda, entre os vinte primeiros classificados do país o municipio de Tupandi, no 15ª lugar. São, portanto, cinco municípios da região entre os 20 melhores do país.
Ou mais. Três outros municípios que constam entre os vinte primeiros pertencem à bacia hidrográfica do Vale do Caí: Morro Reuter, Ivoti e Santa Maria do Herval.  Estes municípios, por serem próximos a Novo Hamburgo e São Leopoldo, são incluídos (erradamente) na região do Vale do Sinos. Se os incluirmos, são oito municípios do Vale do Caí na relação dos 20 mais alfabetizados do país. Um fato quase inacreditável, se considerarmos que a população da nossa região representa menos de  um milésimo da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário