domingo, 8 de maio de 2011

259 - Vale da felicidade

Região de rara beleza, o Vale do Cai tem também os melhores índices de qualidade de vida do país
(Clique sobre a foto para ver melhor)
O Vale do Caí é uma região maravilhosa. Pequena e habitada por apenas 170 mil habitantes, ela tem níveis de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida diferenciados. A região tem qualidades que a aproximam do primeiro mundo, como reconheceu a prestigiada revista Veja em grande reportagem (oito páginas) na sua edição de 10 de outubro de 2007. O nome da reportagem é O Vale da Felicidade.
Veja a matéria em http://historiasvalecai.blogspot.com/2010/12/1040-o-vale-da-felicidade.html
As 19 cidades existentes na região, da grande e agitada Montenegro à minúscula e traqüila Linha Nova, ficam, no máximo a 65 quilômetros de grandes cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul. Mais próximas ainda estão outras cidades importantes, como Novo Hamburgo, Gramado, Farroupilha, São Leopoldo, Garibaldi, Farroupilha, Lajeado.e Carlos Barbosa.
As paisagens são maravilhosas e diversificadas. O rio Caí é um dos mais belos e preservados do mundo, percorrendo todos os variados cenários que a região tem, apesar da sua área reduzida: das serras sujeitas a nevadas (embora raras) aos campos de estilo pampeano, em Capela de Santana.
Aproveitando a inspirada reportagem de Veja, a região já começa a utilizar a espressão Vale da Felicidade. Muito válida, inclusive, para a valorização (atavés da publicidade) dos alimentos produzidos na região.
Existe na região, também, um considerável padrão de consciência ecológica. Encostas de morros têm sua vegetação preservada (como acontece em São Sebastião do Caí) e nas margens dos rios e arroios também as matas ciliares são razoavelmente preservadas.
O Vale do Caí conta, também, com as melhores administrações municipais do país. Pesquisas de âmbito nacional, realizadas pela Confederação Nacional dos Municípios e outras instituições, têm destacado especialmente os municípios de Tupandi, Pareci Novo e São José do Hortêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário