sexta-feira, 4 de setembro de 2009

63 - Horizontes ampliados

Criação de cabras tem grande potencial de desenvolvimento na região

Na medida em que o Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí for se desenvolvendo, novas oportunidades serão criadas para a produção regional. Quando a região contar com um terminal hidrorodoviário de cargas, escolas técnicas e cursos universitários voltados para a produção de alimentos, empresas especializadas em exportação, prefeituras e outras entidades preparadas para apoiar novas iniciativas nesta ára, será muito mais viável produzir e exportar alimentos de qualquer tipo. E as possibilidades são inúmeras.
Um exemplo disto é a possibilidade de exportação do leite e, principalmente, do queijo de cabra.
Esta parece ser uma possibilidade distante. No entanto, é um fato concreto a existência, no Caí, de uma cabanha dedicada à produção de caprinos que é uma das mais avançadas do país. A Cabanha PS do Mafrário fornece material genético para os melhores criadores do país e teve brilhante participação na última expointer, ganhando seis dos nove grande prêmios destinados aos caprinos.
Ário Soares, proprietário da cabanha, considera que a região tem excelentes condições de produzir leite de cabra em pequenas propriedades (a partir de dois hectares) nas quais os donos das mesmas cuidem pessoalmente da criação. Ário diz que as possibilidades de exportação se tornam ainda maiores quanto ao queijo feito de leite de cabra, que tem excelente aceitação no mercado internacional.
Com as condições oferecidas pelo cluster, esta seria mais uma riqueza que poderia se desenvolver na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário