A produção de suínos tem um sério problema. Os porcos produzem enorme quantidade de escrementos que, se não forem tratados de forma adequada, podem causar sérios problemas de poluição ambiental.
Mas o estrume pode, também, ser transformado em grande riqueza. A prefeitura de Harmonia já manteve contatos com uma empresa alemã que detém tecnologia avançada na produção de biodigestores. O que ela propos foi um grande biodigestor capaz de absorver o estrume produzido em centenas de pocilgas. O gás gerado nesta unidade seria suficiente para gerar energia elétrica suficiente para suprir boa parte das necessidades do Vale do Caí. Energia esta que seria vendida à distribuidora local. Mas esta não é a única possibilidade. O gás produzido por uma unidade deste porte poderia ser comercializado, também, como gás combustível para abastecer automóveis e caminhões. A Sulgás já manifestou interesse em estudar esta possibilidade.
A produção de gás combustível no Vale do Caí se torna mais viável pelo fato de que existem rodovias na região, como a RS-122 (que liga Porto Alegre a Caxias do Sul), com grande movimento de veículos. Seria possível, portanto, instalar o biodigestor próximo da rodovia e instalar um posto de abastecimento que ficasse a poucas centenas de metros da fonte geradora do gás. Uma simples tubulação faria o transporte do biodigestor ao posto de abastecimento, reduzindo a quase zero o custo do transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário