Em janeiro de 2007, quando o jornal Fato Novo comemorava seu 25º aniversário, convidou os prefeitos do Vale do Caí para uma reunião e lançou um desafio:
o de promover o planejamento estratégico para os municípios da região de modo que a maioria deles chegasse à condição de primeiro mundo dentro de dez anos.
Na ocasião, o diretor do jornal determinou que ficaria convencionado o PIB nominal per capita de 20 mil dólares como meta a ser atingida para que um município fosse considerado de primeiro mundo. Mostrou que Tupandi já estava muito próximo de atingir tal meta e comentou a estratégia daquele município para chegar onde chegou. Basicamente, austeridade administrativa para obter sobra de recursos para investimento e uma estratégia de desenvolvimento baseada no incentivo à implantação de aviários e pocilgas que operem em regime de integração com grandes empresas do ramo de carnes.
Já na época alguns municípios vinham seguindo o exemplo de Tupandi e, de lá para cá, os demais também foram se convencendo da necessidade de seguir caminho semelhante para levar seus municípios ao desenvolvimento.
O objetivo do jornal Fato Novo era mostrar aos prefeitos que levar seus municípios a uma situação e primeiro mundo era algo realizável.
Em 2008, conforme estimativa elaborada pelo Fato Novo com base no índice de retorno de ICMS dos municípios, recentemente divulgada pelo governo estadual, Tupandi deverá atingir o PIB nominal per capita de 24.940 dólares. Os municípios que mais se aproximam da meta de 20 mil dólares de PIB per capita são os seguintes:
Maratá - 15.403
Salvador do Sul - 14.486
São José do Sul - 13.438
Harmonia - 12.817
São Vendelino - 12.164
Montenegro - 12.105
São Pedro da Serra - 11.364
Pareci Novo - 11.000
Bom Princípio - 10.308
Nenhum comentário:
Postar um comentário