quinta-feira, 8 de julho de 2010

182 - Montenegro e Pareci Novo terão grandes biodigestores

Dois grandes biodigestores deverão ser implantados na região, já no próximo ano (clique na imagem para ver representação de um biodigestor semelhante aos que estão projetados para a região)

O grande número de pocilgas existentes em alguns municípios da região (especialmente em Tupandi e Harmonia), passou a ser um problema já há alguns anos.
Os porcos produzem muito excremento (líquido e sólido), que não pode ser simplesmente jogado na natureza, pois provoca poluição.
Já há alguns anos, o município de Harmonia apresentou uma proposta de solução para o problema: a construção de um grande biodigestor que receberia os excrementos de dezenas de pocilgas e, fazendo a sua fermentação em ambiente fechado, transformaria as fezes e a urina dos porcos em adubo e gás. Dentro do processo, o gás é queimado e transformado em energia elétrica. Os excrementos, depois de curtidos, seriam usados para, junto com outros resíduos, formar um excelente adubo orgânico.
Biodigestores assim funcionam em várias partes do mundo, especialmente na Alemanha, que conta com consagrada tecnologia neste campo. O projeto de Harmonia não foi adiante. Mas agora as prefeituras de Pareci Novo e Montenegro, juntamente com a UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul).
A secretária municipal de agricultura de Pareci Novo, Neide Schramm, está otimista quanto a rápida concretização do projeto.
Serão construídos dois biodigestores: um em Montenegro e outro no Pareci, num investimento de R$ 1,5 milhão para as duas unidades. Os recursos serão federais, captados no Ministério de Ciência e Tecnologia. Os recursos deverão ser liberados no final do ano e a expectativa é de que os biodigestores estejam funcionando até o final de 2011. As prefeituras deverão administrar as unidades, ao menos de início. Será feita nos mesmos locais a compostagem dos excrementos que saem do biodigestor já fermentados. Misturado com outros resíduos vegetais, como folhas e cascas.
Nesse projeto, que poderá ser fundamental para o desenvolvimento da região, está a mão de Oregino Francisco, prefeito de Pareci Novo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí. Oregino está empenhado, também, em outros projetos importantes visando o asfaltamento das estradas do interior e a volta da navegação no rio Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário