Este blog trata de um projeto de desenvolvimento para a região, visando levá-la definitivamente a um estágio próximo ao de países como a Alemanha.
O projeto se inspira no case do município de Tupandi. Um sucesso incomparável, até mesmo a nível mundial, pois esse município conseguiu saltar de uma renda per capita de 700 dólares para 24.000 dólares em pouco mais de 15 anos e fez isso com base na produção pecuária (aves e suínos).
Graça ao vigoroso incentivo do seu governo municipal, Tupandi tem hoje mais de 500 modernos aviários e pocilgas. O que é muito, consiederando-se que a população do município é de apenas 4.000 habitantes. Calcula-se que o retorno de impostos proporcionado por um aviário moderno é equivalente ao que resulta de uma indústria com 100 funcionários. Portanto, se o município baseasse a sua economia nas indústrias, elas precisariam ter 50.000 operários par obter o mesmo resultado. Com isso, a prefeitura dispõe de extraordinários recursos para investir na melhoria das condições de vida da população local (lá todos os jovens têm acesso garantido à universidade) e para continuar investindo no apoio à produção.
Tupandi, que era um dos municípios mais pobres do estado (quando foi criado, em 1989), hoje já goza de uma situação econômica e social plenamente caracterizada como de primeiro mundo. E o município continua investindo fortemente na implantação de aviários, o que faz a sua economia continuar crescendo num ritmo muito superior ao chinês. As propostas do blog Cluster Vale do Caí são no sentido de encaminhar toda a região para os mesmos resultados obtidos por Tupandi e ir ainda mais longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário