terça-feira, 13 de julho de 2010

185 - Viabilidade do porto

Um (ou mais) terminal hidrorodoviário no rio Caí dará grande impulso ao desenvolvimento do estado

Montenegro já é o sexto município com maior volume de exportações do estado. Tendo os frangos cortados em pedaços (produzidos pela Doux) como seu principal produto, esse município do Vale do Caí cresce nas estatísticas ano a ano e está bem perto de superar o quinto colocado (Caxias do Sul ). Se continuar a tendência de crescimento das exportações montenegrinas, isso acontecerá ainda nesse ano.
Não é para menos, portanto, que os diretores das principais empresas de navegação fluvial do estado consideram que o Caí é o rio gaúcho com melhor potencial de aproveitamento para a navegação. Além de Montenegro, o município de Caxias também aproveitaria um terminal portuário instalado em Montenegro (ou São Sebastião do Caí). Somados estes dois municípios (e outros das regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha: Caí, Bom Princípio, Feliz, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi) os terminais hidrorodoviários do Vale do Caí poderiam figurar entre os mais movimentados (e economicamente rentáveis) do país.

Um comentário:

  1. Este pessoal do vale do Cai é muito bom de trabalho!!
    Quanto a melhoria do transporte, com o uso da navegação, agora é a hora de ficar de olho nos programas dos candidatos ao Piratini.
    A gov. Yeda, apesar de propalar aos ventos que apoiaria o retorno da navegação interior, a unica atitude dela foi trazer uma comitiva de Holandeses, para concordarem, com o que todo mundo já sabia: A hidrovia é uma excelente alternativa para os transportes no RS, e para sua população.
    Só como atitudes como a deste blog, que poderemos ver no futuro, a hidrovia, como no passado, sendo responsável por grande parte do transporte do progresso gaucho, sem acidentes e com pouca geração de CO2.
    Abaços e bons ventos
    zilton

    ResponderExcluir