O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, está determinado a levar o seu município à condição de primeiro mundo. E quer fazer isto durante o seu atual mandato. Ou seja: até o final do ano de 2012. Não vai ser fácil, pois o PIB per capita do município, em 2008, foi de 11 mil dólares. E, para ser considerado de primeiro mundo, o Pareci precisa chegar a 20 mil.
Mesmo assim, o prefeito Oregino considera este objetivo como meta principal do seu governo.
E quem o conhece não se arrisca a duvidar. Oregino é muito determinado e um trabalhador incansável. No seu primeiro mandato, criou as bases para o desnvolvimento acelerado do município e, colhendo os resultados no segundo mandato, não é impossível que alcance a audaciosa meta que propôs para o seu município.
O principal instrumento com que ele conta para isto é o desenvolvimento da avicultura e da suinocultura no município. A mesma ferramenta usada por Hilário Junges para fomentar o crescimento extraordinário de Tupandi. Como se sabe, em Tupandi, na década de 90, o PIB chegou a crescer 93 % em apenas um ano. Portanto, não há porque duvidar da possibilidade de Oregino conseguir crescimento semelhante para o Pareci Novo em quatro anos.