O curso de Engenharia de Alimentos está nos planos da universidade |
Por isso, a reitoria da Universidade de Caxias do Sul já tomou a decisão de construir mais um grande prédio no núcleo, para permitir a ampliação no número de alunos e a oferta de mais cursos.
Se tudo correr bem, as obras deverão ser iniciadas no início do próximo ano. E o primeiro curso que será oferecido depois da conclusão do curso será o de Engenharia. Ou melhor, os de Engenharia, pois existem vários cursos dentro desta área.
A UCS, em Caxias, já disponibiliza cursos de Engenharia Civil, Ambiental, de Produção, Mecânica, Elétrica, Química e de Alimentos. E a tendência é que, com o tempo, mais de uma destas especialidades sejam oferecidas no núcleo do Vale do Caí.
O novo prédio deverá ser de dois pisos, com proporções semelhantes às do prédio já existente. Mas, prevendo a futura expansão do núcleo, o a reitoria pretende fazer o novo prédio com estrutura mais reforçada, para permitir a sua ampliação para o alto, com a construção de mais andares.
Além da ampliação, deverá acontecer, também, a mudança de status do Núcleo Vale do Caí. O que significa que ele terá mais autonomia e oferecerá mais cursos, aproximando-se do nível de uma universidade completa. Este será o terceiro campus da UCS, somando-se aos já existentes em Bento Gonçalves e Vacaria.
Atualmente, os cursos da UCS Vale do Caí já recebem alunos de cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo. Campo Bom, Sapiranga e outros municípios de fora do Vale do Caí. Eles são atraídos pela qualidade dos cursos oferecidos e pelo preço relativamente mais acessível. Como a UCS é uma universidade comunitária e não visa lucro, pode apresentar preços menores.
Muitas pessoas destacadas da região já se formaram na UCS, inclusive o atual prefeito César Assmann e o diretor da Cooperativa Ouro do Sul, Ronei Lauxen. Ambos formaram-se em Administração de Empresas e estão alcançando grande sucesso dentro da atividade administrativa. O curso de Administração é o mais concorrido do núcleo, contando, atualmente, com 600 alunos. Além deste, são ministrados os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.
O núcleo também já desenvolve pesquisas nas áreas de Citricultura e Cerâmica.
ENTRE AS MELHORES
A revista Guia do Estudante, da editora Abril, avalia anualmente as principais universidades brasileiras. Em sua última edição, ela divulgou a relação das dez melhores universidades privadas do país. Os quatro primeiros lugares foram ocupados pelas PUCs de Minas, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul. Depois destas, em quinto lugar, foi apontada a UCS. A Unisinos, que tem suas origens no Vale do Caí e está situada próxima da região, ficou em oitavo lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário